Nem todas as redacções são iguais

O Bizarro quando se transformou num site chegou a ter uma espécie de redacção, contudo era um bocado caótica e sempre sofreu de um mal: não existia um hierarquia bem definida. Parte do problema era derivado de, a partir de determinada altura, eu ter deixado de ser editor mas continuar a ser o editor.

Algo que não aconteceu por eu gostar de ingerir em responsabilidades alheias, simplesmente em certas alturas era preciso colocar as coisas a mexer, para que o projecto não parasse como veio a suceder assim que me desliguei de vez.

Agora, o aCalopsia é uma situação diferente. Independentemente de virem a existir outras pessoas a ter responsabilidades editoriais, a última palavra é mesmo minha. Não quer dizer que não deixe as outras pessoas moldarem o projecto, mas existem certos aspectos que estão definidos. Se os outros não concordarem não faz mal, escusam é de me fazer perder tempo e de perderem o tempo deles.

A principal diferença entre o Bizarro e o aCalopsia é que o primeiro existiu numa altura em que eu já estava farto da mundinho da BD, de ser editor, e queria mesmo passar a pasta, por completo. Aliás, o Bizarro só existiu enquanto projecto editorial porque o João Machado estava, supostamente, na altura interessado na ideia do Bizarro enquanto plataforma de publicação e divulgação online. Eu, quando criei o site do Bizarro estava simplesmente a criar uma plataforma para poder publicar algum material de modo a poder atingir uma audiência mais vasta com os recursos que possuía. Na realidade nunca planeei continuar a editar o Bizarro, o site era suposto ser – como acabou por ser – o canto do cisne desse projecto. Agora o aCalopsia, desde o início que foi concebido para ter uma continuidade, dentro das possibilidades existentes. Só não estava nos planos era transforma-se num projecto informativo, algo que veio dar-me um trabalho extra, e que tem implicado algumas dores de cabeça.

Para existir enquanto projecto informativo, o aCalopsia, como qualquer outro projecto similar, nunca pode fruto do trabalho de uma só pessoa.

One thought on “Nem todas as redacções são iguais

Deixe uma Resposta

